O treinamento on-line tem como objetivo orientar a alta administração e os colaboradores dos Conselhos Profissionais sobre as atividades de controle interno a serem implementadas e/ou desenvolvidas por essas Autarquias que integram as estruturas de governança.
Com carga horária de 07 horas (período dividido entre dois professores e um debate final), o participante terá amplo conhecimento sobre a importância e necessidade de um sistema de controle de riscos com foco em unidade centralizadora de controle interno. Inserida na estrutura organizacional para permitir o controle preventivo e orientador, a centralização evita erros, desperdícios e irregularidades antes que ocorram e até mesmo de auditoria interna.
Por consequência, será esclarecida a diferença entre as unidades de controladoria e de auditoria interna, bem como a atuação de ambas sobre todos os atores e setores de uma Autarquia Profissional, abrangendo gestão de pessoal, contábil-financeira, de tecnologia da informação, de aquisições, legal e de riscos por processo permanente.
Para tanto, o treinamento abordará, inicialmente, a estrutura de governança e a sua capacidade de geração de valores, explicitando as principais medidas que podem ser adotadas em relação aos indicadores e gestão levantados, a exemplo dos que foram tratados pelo TCU nos Acórdãos 588/2018-Plenário e 2.699/2018-Plenário (ambos da relatoria do ministro Bruno Dantas), conforme exigido pelo TCU nos processos de prestação de contas.
Ainda será exibido conteúdo prático, com exemplos de ações que versam sobre supervisão, controle e correição, e que podem ser adotadas pelos conselhos para a garantia da legalidade, legitimidade, economicidade e transparência na aplicação dos recursos públicos.