CURSO COMPLETO: Controle Interno e Auditoria Interna nos Conselhos Profissionais

O treinamento on-line tem como objetivo orientar a alta administração e os colaboradores dos Conselhos Profissionais sobre as atividades de controle interno a serem implementadas e/ou desenvolvidas por essas Autarquias que integram as estruturas de governança.

Com carga horária de 07 horas (período dividido entre dois professores e um debate final), o participante terá amplo conhecimento sobre a importância e necessidade de um sistema de controle de riscos com foco em unidade centralizadora de controle interno. Inserida na estrutura organizacional para permitir o controle preventivo e orientador, a centralização evita erros, desperdícios e irregularidades antes que ocorram e até mesmo de auditoria interna.

Por consequência, será esclarecida a diferença entre as unidades de controladoria e de auditoria interna, bem como a atuação de ambas sobre todos os atores e setores de uma Autarquia Profissional, abrangendo gestão de pessoal, contábil-financeira, de tecnologia da informação, de aquisições, legal e de riscos por processo permanente.

Para tanto, o treinamento abordará, inicialmente, a estrutura de governança e a sua capacidade de geração de valores, explicitando as principais medidas que podem ser adotadas em relação aos indicadores e gestão levantados, a exemplo dos que foram tratados pelo TCU nos Acórdãos 588/2018-Plenário e 2.699/2018-Plenário (ambos da relatoria do ministro Bruno Dantas), conforme exigido pelo TCU nos processos de prestação de contas.

Ainda será exibido conteúdo prático, com exemplos de ações que versam sobre supervisão, controle e correição, e que podem ser adotadas pelos conselhos para a garantia da legalidade, legitimidade, economicidade e transparência na aplicação dos recursos públicos.

    • Linguagem simples e didática, por videoconferência na plataforma Zoom.
    • O treinamento é dinâmico, com material didático e casos práticos expostos.
    • Exemplos e boas práticas de gestão sobre controle interno e auditoria interna.
    • Troca de experiências e discussão atualizada sobre recentes decisões do Tribunal de Contas da União (TCU) e de tribunais superiores.

Conselheiros da alta administração, colaboradores em cargos de chefia, auditores e controladores, procuradores e empregados públicos em geral de conselhos profissionais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

    • Governança Pública
    • Mecanismos de Governança: Liderança, Estratégia e Controle
    • Relação entre Governança e Gestão
    • Accountability
    • Controle Interno e Gestão de Riscos
    • Modelo das 3 Linhas
    • Auditoria Interna
    • Perfil do Auditor
    • Plano Anual de Auditoria
    • Controladoria – o que é e como instituí-la no Conselho
    • Perfil do Controlador
    • Relatório Trimestral às instâncias de governança
    • Atividades de correição
    • Estudos de caso: o emblemático Acórdão TCU nº 1171/2017 – Plenário

Cronograma
Dia 05/07 (sexta-feira), na plataforma Zoom:

  • 9h – 12h: Professor Paulo Alves
  • 12h – 14h: Pausa para o almoço
  • 14h – 17h: Professor Paulo Porto
  • 17h – 18h: Debate final

Paulo Porto

possui MBA em Licitações e Contratos Administrativos pela AVM Educacional – UCM (2017), pós-graduação em Gestão Público-Legislativa pela Universidade de São Paulo (2012), pós-graduação no Curso de Especialização em Direito para a carreira da Magistratura pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (2010) e é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007).Aprovado nos concursos públicos da ALESP (2010), para o cargo de agente legislativo, da Casa Civil do Estado de São Paulo (2011), para o cargo de executivo público, do Confere (2011), para o cargo de assistente jurídico de contratos e licitações, do TJSP (2010), para o cargo de agente de fiscalização judiciária e da Prefeitura Municipal de Vassouras/RJ (2012), para o cargo de assessor jurídico da procuradoria.Atualmente, ocupa a chefia da Procuradoria-Geral do Core-SP (2019/2021).Possui plena experiência como apresentador de contas junto ao TCU e interlocutor acerca do cumprimento à Lei nº 12.527/2011 – Transparência. É responsável pela elaboração de Planejamento Estratégico e de Relatório de Gestão e professor de gestão pública e treinamentos

Paulo Alves

É servidor de carreira do Superior Tribunal de Justiça (STJ), titular da unidade de Auditoria Operacional e de Governança do Conselho da Justiça Federal.Bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Administrativo Contemporâneo, mestrando em Ciências Jurídicas (Master of Science in Legal Studies) com concentração em Riscos e Compliance, pela Ambra University – Florida (EUA).Fez extensões em Auditoria Governamental, Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC/TCU) e Tutoria e Docência pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ/CJF).É instrutor de capacitações em Gestão Pública, Governança, Gestão de Riscos e Auditoria Governamental, além de docente de Direito Administrativo em instituições privadas de ensino e professor convidado da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).Membro da Rede Governança Brasil (RGB0 e membro fundador da Associação Latino-Americana de Governança (ALAGOV).Possui experiência de uma década em auditorias por todo o Brasil. Atualmente, integra a equipe de auditoria para verificação do grau de implementação da Gestão de Riscos nos órgãos da Justiça Federal. É ex-assessor do Ministro Herman Benjamin do STJ – 2ª Turma, 1ª Seção, Direito Público.

Investimento por participante

Investimento por participante: R$ 590,00

Condições especiais: uma (1) cortesia a cada sete (7) inscrições realizadas pelo mesmo órgão ou fonte pagadora.

Material Didático: apostila PDF, com conteúdo expositivo do curso, enviado digitalmente ao participante.

Acesso à plataforma virtual de ensino durante o curso.

Acompanhamento e interação entre professor e aluno em sala durante todo o treinamento.

Certificado digital disponível no site da Silp por tempo indeterminado.

Dados bancários

Santander
Agência: 1236
Conta Corrente: 000130012694
SP-Sistema Integrado de Licitações Públicas Eirele-ME
CNPJ: 28.787.023/0001-07

Banco do Brasil
Agência: 1458-3
Conta Corrente: 29.704-6
SP-Sistema Integrado de Licitações Públicas Eirele-ME
CNPJ: 28.787.023/0001-07

Responsável pela Inscrição

Responsável pelo Pagamento e envio de Nota Fiscal

Dados do 1º participante

Dados do 2º participante

Dados do 3º participante

Dados do 4º participante

Dados do 5º participante

PAGAMENTO – O pagamento da Inscrição deverá ser efetuado em nome de

SP Sistema Integrado de Licitações Públicas Eireli – ME 
CNPJ: 28.787.023/0001-07
Av. Senador Salgado Filho, 1385 SL 121  1º Andar, Guabirotuba
Curitiba/PR  CEP : 81.510-000

CANCELAMENTO DO CURSO:

A SP EVENTOS & TREINAMENTOS reserva-se o direito de cancelar ou prorrogar unilateralmente a realização do curso, se houver insuficiência de quórum ou por motivo operacional. Comprometendo-se a informar antecipadamente os inscritos, o que não caracterizará infração administrativa ou civil, ficando isenta de qualquer sanção, indenização ou reparação (material e moral).

 

CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO:

O cancelamento da inscrição poderá ser realizado com antecedência mínima de 5 dias úteis antecedentes à realização do curso. Após esse prazo será aceita substituição do participante ou solicitação de Carta de Crédito no valor da inscrição para utilização em outro treinamento da SP – Sistema Integrado de Licitações Públicas Eireli – ME 

RECEBA UMA Proposta Personalizada clique aqui

  • Diferenças nas contratações para capacitações em treinamentos In Company ou Compartilhados;
  • Expressiva redução de custos por participante;
  • Organizações que tenha necessidades semelhantes, reduzindo ainda mais os custos;
  • Entre em contato conosco e consulte outras alternativas.